METODOLOGIA
É preciso considerar que a experiência é a mais rica fonte para a aprendizagem de adultos.
Estes são motivados a aprender conforme vivenciam necessidades e interesses que o objeto da aprendizagem satisfará em suas vidas.
Visando atuar de maneira efetiva nesses processos, adotamos na Supera o modelo andragógico nos treinamentos, o qual baseia-se nos seguintes princípios.
1. Necessidade de saber: adultos precisam saber por que precisam aprender algo e qual o ganho que terão no processo;
2. Autoconceito do aprendiz: adultos são responsáveis por suas decisões e por sua vida, portanto querem ser vistos e tratados pelos outros como capazes de se autodirigir;
3. Papel das experiências: para o adulto suas experiências são a base de seu aprendizado. As técnicas que aproveitam essa amplitude de diferenças individuais serão mais eficazes;
4. Prontidão para aprender: o adulto fica disposto a aprender quando a ocasião exige algum tipo de aprendizagem relacionado a situações reais de seu dia-a-dia;
5. Orientação para aprendizagem: o adulto aprende melhor quando os conceitos apresentados estão contextualizados para alguma aplicação e utilidade;
6. Motivação: adultos são mais motivados a aprender por valores intrínsecos: autoestima, qualidade de vida, desenvolvimento.
Dessa maneira, nossas ações de treinamento e desenvolvimento são desenvolvidas e aplicadas utilizando-se de metodologias vivenciais, as quais proporcionem ambiente do aprender fazendo.